AGENDA - NOTÍCIAS - FOTOS E OUTROS REGISTROS - Twitter: @congovilavelha - E-mail: abacovv@gmail.com

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Final de semana de congo e homenagens a São Benedito na Barra do Jucu: três bandas e muitos convidados

Sábado (25) a fincada é comandada 
pela Banda Mestre Honório 
Foto: Arquivo da banda



O final de semana será dedicado ao congo e a São Benedito na Barra do Jucu, em Vila Velha. Os devotos festejam o santo neste sábado (25) e domingo (26), e são aguardadas mais de cinco mil pessoas para acompanhar o cortejo pelas ruas da Barra nos dois dias.


A festa começa no sábado (25), às 15h, com a Banda de Congo Mestre Honório (foto acima). A concentração será em frente à casa do Mestre Daniel, na rua principal do balneário. De lá, a banda sai pelas ruas cantando e louvando São Benedito. 


No trajeto, o cortejo passa pela Casa da Cultura, pela praia do Barrão, e vai aumentando o número de devotos e brincantes até chegar o momento da fincada do mastro na Igreja de Nossa Senhora da Glória, no "Centro" da Barra.


Serviço: Fincada do Mastro de São Benedito na Barra do Jucu
Dia 26/12/2010, domingo, a partir das 14h. Com a Bandas de Congo Mestre Honório. Informações sobre a festa da Banda Mestre Honório: 3244-7219.

Domingo (26) é a vez das bandas 
Tambor Jacaranema e Mestre Alcides. 
Foto: Zanete Dadalto/Arquivo

Domingo - Duas bandas de congo são as anfitriãs da festa da Fincada do Mastro de São Benedito na Barra do Jucu neste domingo (26). A Banda de Congo Tambor Jacaranema e a Banda de Congo Mestre Alcides começam a concentração às 14h, na casa de Dona Dorinha, próximo ao campo de futebol do Barrense Esporte Clube. Eles recebem os convidados da Banda de Congo da Glória e do Jongo Sol e Lua, de Anchieta.


Antes da saída do cortejo pelas ruas do bairro, programada para 16h, haverá no quintal a celebração e bênção dos tambores. Durante o trajeto os congueiros fazem uma parada na Casa da Cultura, onde são recebidos pelos festeiros Scheila Sampaio e Walter, que oferecem os tradicionais 'comes e bebes' aos devotos. Após o lanche, é hora de os guardiões do Mastro de São Benedito fazerem a Travessia do Rio Jucu, na Boca da Barra, trazendo o Mastro.


De lá, a procissão segue até a Praia do Peitoril (Barrão) para a Fincada do Mastro da Banda Mestre Alcides, às 18h. O cortejo segue para a Igreja de São Pedro, para a Fincada do Mastro da Banda Tambor Jacaranema na Igreja de São Pedro, às 19h.


Serviço: Fincada do Mastro de São Benedito na Barra do Jucu
Dia 26/12/2010, domingo, a partir das 14h. Com as bandas Tambor Jacaranema e Mestre Alcides, da Barra do Jucu, e o Jongo Sol e Lua de Anchieta. 
Informações: 9942-8802.


Texto: Gilberto Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário