AGENDA - NOTÍCIAS - FOTOS E OUTROS REGISTROS - Twitter: @congovilavelha - E-mail: abacovv@gmail.com

sábado, 22 de janeiro de 2011

Esquema de segurança especial para a Tirada do Mastro na Barra do Jucu neste domingo (23)

Ruas parcialmente interditadas, carros de som proibidos e batedores militares em motocicletas. Ações que fazem parte de uma lista que ainda inclui blitze de fiscalização de ambulantes e da Vigilância Sanitária municipal e uma operação da Polícia Militar (PM) nos moldes da Madrugada Viva. 

Tudo para manter a tranqüilidade durante a Festa daTirada do Mastro de São Benedito, na Barra do Jucu, neste domingo (23), das 15 horas às 20h. A operação especial começa às 10 horas.

O planejamento da ação foi elaborado por representantes da Polícia Militar, da Prefeitura de Vila Velha, das bandas de congo que realizam a festa no domingo (23) e da Associação de Bandas de Congo de Vila Velha em reunião nesta quarta-feira (19), na Casa da Cultura, na Barra do Jucu. A festa atrai cerca de quatro a cinco mil pessoas ao bairro, segundo cálculos da PM.

A inédita operação especial começa às 10 horas. Agentes de trânsito da Prefeitura de Vila Velha farão a interdição parcial de parte do percurso, somente em pontos críticos. Eles farão uma ação preventiva, orientando os banhistas sobre o evento e os melhores locais de estacionamento. Ao longo do dia serão oito agentes em quatro viaturas para garantir o fluxo no trânsito.

À tarde, haverá pontos de interdição fixa, mas também há ruas que serão fechadas somente durante o cortejo. Tão logo passe a procissão, um batedor motociclista da PM vai liberando as ruas. Em seguida, uma equipe da Limpeza Urbana da prefeitura passará recolhendo o lixo e mantendo a comunidade limpa. À frente das bandas de congo e dos devotos, outro batedor manterá o caminho livre para a procissão, interditando ruas até o cortejo passar.

Entre os pontos fixos está o entorno da casa de Doracy Vieira, a Dona Dorinha, matriarca do congo barrense que abre seu quintal para concentração e bênção dos tambores para a festa começar. Ao redor da Casa da Cultura, onde a festa termina, as ruas também terão estacionamento proibido.

Quem aproveitar o dia para acompanhar a festa da cultura popular canela verde vai contar com serviço de ambulantes acompanhando o cortejo. Mas o Departamento de Postura e a Vigilância Sanitária municipal permitirão que trabalhem somente os ambulantes cadastrados na prefeitura e que apresentem as condições de higiene exigidas pelos órgãos oficiais de saúde.

Os carros de som estarão proibidos em toda a área do percurso, desde o começo da operação especial no domingo. Além dos policiais que vão acompanhar a procissão, a Polícia Militar manterá viaturas circulando pelo bairro para garantir a seguranças das residências e do comércio.

A Tirada do Mastro de São Benedito da Barra do Jucu é realizada pela Banda de Congo Tambor Jacaranema, Banda de Congo Mestre Alcides, Associação de Bandas de Congo de Vila Velha e Prefeitura de Vila Velha, com apoio da Polícia Militar do Espírito Santo.
 
Serviço: Tirada do Mastro de São Benedito, neste domingo (23), das 15h às 20h, na Barra do Jucu. O cortejo sairá da Casa de Dona Dorinha, ao lado do campo do Barrense Esporte Clube, e seguirá pelas ruas do bairro até a Praia do Peitoril (Barrão) e depois para a Igreja de São Pedro. Informações: 9942-8802.

Nenhum comentário:

Postar um comentário